A necessidade de promover a literacia científica; Abordar o tema da sustentabilidade; - Abordar novos recursos educativos na exploração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); - Conhecer o projeto europeu Science on Stage e como participar, o que permitirá visibilidade internacional aos professores e respetivas escolas.
Melhoria da avaliação pedagógica 1. Objetivos, organização e relevância do Projeto; 2. Natureza e fundamentos da avaliação; 3. Processos de avaliação pedagógica.
A necessidade de dar resposta às solciitações da AEDD, implica momentos de formação incidindo nos momentos de observação de aulas e de formalização da avaliação, assumindo um caráter mais compacto dado o enquadramento do processo para os docentes cuja avaliação externa deve estar concluída até ao final do 1.º período.
A necessidade de apoiar os docentes no seu processo de avaliação, nas suas funções no âmbito da ADD, carece de momentos de formação, reflexão e esclarecimento relativamente aos processos e procedimentos em curso.
A necessidade de apoiar os docentes no seu processo de avaliação, nas suas funções no âmbito da ADD, carece de momentos de formação, reflexão e esclarecimento relativamente aos processos e procedimentos em curso.
Esta formação insere-se no âmbito da SELF - secção europeia de língua francesa, projeto de ensino bilingue em francês, existente no agrupamento de escola desde setembro de 2021, que prevê o acompanhamento e a formação dos docentes da sua equipa pedagógica. Para além disso, visa o cumprimento das principais linhas orientadoras de ação do projeto de intervenção do diretor do agrupamento, nomeadamente no contributo da SELF para a criação e condução a um currículo internacional seguindo a bússola de aprendizagem do projeto Education 2030: The Future of Education and Skills, instituído pela OCDE em 2015; e na adoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Agenda 2030 da ONU - em particular as metas relativas à Educação. Pretende-se, ainda, com esta ACD, munir os docentes das DNL - disciplinas não linguísticas de vocabulário base das suas áreas de ensino e desenvolver as suas competências de comunicação, atualizando e certificando as suas habilitações e conhecimentos em língua francesa, com vista a uma melhor e mais eficaz implementação do projeto no agrupamento, dotando-o, assim, de uma maior dimensão internacional e globalização da sua ação educativa.
Esta formação insere-se no âmbito da SELF - secção europeia de língua francesa, projeto de ensino bilingue em francês, existente no agrupamento de escola desde setembro de 2021, que prevê o acompanhamento e a formação dos docentes da sua equipa pedagógica. Para além disso, visa o cumprimento das principais linhas orientadoras de ação do projeto de intervenção do diretor do agrupamento, nomeadamente no contributo da SELF para a criação e condução a um currículo internacional seguindo a bússola de aprendizagem do projeto Education 2030: The Future of Education and Skills, instituído pela OCDE em 2015; e na adoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Agenda 2030 da ONU - em particular as metas relativas à Educação. Pretende-se, ainda, com esta ACD, munir os docentes das DNL - disciplinas não linguísticas de vocabulário base das suas áreas de ensino e desenvolver as suas competências de comunicação, atualizando e certificando as suas habilitações e conhecimentos em língua francesa, com vista a uma melhor e mais eficaz implementação do projeto no agrupamento, dotando-o, assim, de uma maior dimensão internacional e globalização da sua ação educativa.
Pretende-se Divulgar um conjunto de experiências e práticas vividas ao longo do projeto ERASMUS +: "Líderes em Ação II - Construir Pontes, Explorar Horizontes", revestindo-se de um caráter seminário final, com a divulgação das práticas, estratégias e reflexões decorrentes das mobilidades, dos participantes que trabalharam a colaboração com a CIM do Ave, com o envolvimento dos municípios e das escolas associadas a quatro centros de formação: o Centro de Formação de Basto, o Centro de Formação de Vila Nova de Famalicão, o Centro de Formação de Sá de Miranda e o Centro de Formação Martins Sarmento, na modalidade de consórcio. As mobilidades ocorrerem para: Itália, Alemanha, Croácia, Malta, Grécia, Dinamarca e Eslováquia.
A Casa de Sarmento promove anualmente um ciclo de conferências, que tem como objetivo divulgar novas perspetivas da investigação histórica. Em 2023, o tema agregador será "A Mulher na História". Serão convidados especialistas para apresentar três palestras sobre esta temática, uma em cada mês, de Março a Maio. Os conteúdos serão: - Mulheres e trabalho: da economia familiar ao salário individual (Prof. Isabel dos Guimarães Sá - Universidade do Minho); - Mulheres - estratégias de sobrevivência no espaço urbano: Guimarães, Horta e La Laguna (Antero Ferreira, Fátima Silva e Paula Barbero - Casa de Sarmento); - A enfermaria de mulheres do Hospital de Guimarães (1870-1893) (Célia Oliveira, Antero Ferreira e Fátima Silva - Casa de Sarmento)
I) Apresentação do Programa "A Minha Escola tem Ténis"; II) Criar relação de afinidade entre os professores e o ténis. III) Introduzir a coordenação dinâmica geral e as capacidades motoras essenciais para a aprendizagem dos gestos técnicos básicos do ténis.
Reconhecer as competências pessoais e profissionais; Identificar as várias dimensões do "Sistema de Trabalho" através de uma abordagem sistémica; Consciencializar para a importância das atitudes no sucesso profissional e pessoal; Identificar estratégias de manutenção e mudança de atitudes com vista ao sucesso e bem-estar. Será utilizada a metodologia de educação não formal, os participantes terão oportunidade de reflectir sobre si e sobre o seu contexto laboral.
O Encontro do Grupo de Populações e Saúde tem como principal objetivo proporcionar um espaço de apresentação das últimas investigações no âmbito da História, com especial ênfase em temas como a história da população, história da saúde e história social. Nessa medida relaciona-se com os conteúdos científicos lecionados nos vários níveis das disciplinas de História e Geografia.
Na definição e redefinição de estratégias em qualquer ambiente educativo, o modelo pedagógico de aprendizagem invertida assume um cariz determinante, quer na definição de orientações, quer na alocação de recursos, quer na linha condutora de atividades de exploração de conteúdos ao ritmo do aluno, quer ainda na definição de percursos educativos para os alunos e planeamento constante por parte dos docentes. Esta ação de formação servirá para os professores beneficiarem de uma introdução à aprendizagem invertida num contexto escolar, considerando um novo papel do professor num contexto de redefinição de escola, na forma de ensinar por meio de tecnologias móveis no apoio à concretização de aprendizagens.
Um dos maiores erros de quem escreve é esperar que a inspiração seja proveninete do nada, mas na verdade existem diversas técnicas de exploração da criatividade, que quando mediada por tecnologias digitais pode ser explorada e, acima de tudo, potenciada na aprendizagem. A escrita criativa consiste na capacidade de elaborar um texto interessante, fugindo do óbvio, que segure o leitor até o fim e ainda o deixe satisfeito com os minutos gastos na leitura. Numa época em que cativar o interesse de um escritor ou leitor é imenso, o digital storytelling é uma excelente forma de conduzir narrativas em multiplataformas, explorando as regrasda escrita com objetivos claros de produção escrita digital com uma linguagem cativante e a desenvolver uma habilidade para que se goste de escrever textos.